02 dezembro 2015

Minhas Unhas Descamam - VOLTEIIII!!!


Ói euuuuuuuu!!! Aqui, dando as caras finalmente, né?! Aleluia, um mês! Credo, minha filha! Seus posts num saiam de 2 a 3 dias? Pensou em abandonar o blog, foi?! 
NÃO! NUNCA! De jeito nenhum, gente! Foi muita coisa mesmo que aconteceu neste mês de novembro! Olha, minha vida virou quase uma novela, sabe daquelas que você olha e diz "Impossível! Isso só acontece em novelas mesmo."?! Pois é, aconteceu na minha vida. Cada coisa inacreditável! Mas a vida segue, o blog tá aqui e precisa ser alimentado!

Mas um dia, eu fui tirar o esmalte da minha unha e aconteceu um negócio meio estranho. Passei o removedor e veio né, o esmalte, mas meio durinho e esbranquiçado embaixo. Quando eu olhei bem para a unha foi que percebi que ela estava descamando e o esmalte estava segurando aquela parte que já havia soltado... sinistro. O.O

Minhas unhas ficam exatamente assim

Bem, a unha descamar, para mim não é nenhuma novidade. Minhas unhas sempre descamaram. Minha mãe é assim, minha bisavó também era (minha vó escapou). Minhas unhas sempre foram fraquinhas e fininhas. Um sopro e elas quebram - brinks - mas dobrar, vish, facinho (dói pra kct).
 

Nossas unhas são compostas de queratina e dependem da produção de células de proteínas para se formar. Descamações acontecem tanto nas unhas das mãos quanto nas dos pés (em mim, só nas mãos), aumentando a fragilidade da unha quando aparecem depressões, sulcos, descamação e ruptura da borda livre (o que eu costumo chamar de quebra).

Causas:
  • Traumas,
  • Uso frequente de sabões e detergentes,
  • Exposição prolongada à água,
  • Deficiências nutricionais,
  • Alterações hormonais,
  • Uso prolongado de certos medicamentos (até mesmos alguns antibióticos),
  • Hereditariedade - meu caso, com certeza,
  • Deficiência de algumas vitaminas como complexo B, aminoácidos, zinco, enxofre, ferro, etc.,
  • Estresse e fadiga.
Cuidados:
  • Lixe a borda livre das unhas sempre na mesma direção, lateralmente. Não lixe a superfície da lâmina ungueal, pois isso gera o enfraquecimento da mesma,
  • Seque cuidadosamente os dedos e as unhas das mãos e dos pés após exposição à água,
  • Utilize sempre luvas de proteção durante o contato frequente com água ou substâncias químicas como sabões, detergentes, entre outros,
  • Evite remoções e traumatismos repetidos nas cutículas, pois eles resultam em deformidades ungueais e aumentam o risco de infecções,
  • Aplique diariamente creme hidratante nas unhas das mãos e dos pés,
  • Mantenha uma boa alimentação,
  • Aplique creme de uréia antes de cortar as unhas,
  • Use removedor oleoso ao invés de acetona,
  • Exponha-se um pouco ao sol da manhã, para ajudar seu corpo na produção de vitamina D que as unhas precisam para crescer mais rápido,
  • Fazer alguns exercícios diariamente para ter boa circulação de sangue, também ajudará as unhas a crescerem mais rápido.
Evite:
  • Morder ou roer as unhas,
  • Remover completamente a cutícula,
  • Mexer nas unhas quando encravadas (vá a um profissional),
  • Lixar exageradamente a unha,
  • Evite uso de esmaltes de má qualidade,
  • Evitar o uso contínuo de esmalte, as unhas precisam respirar,
  • Tirar o esmalte puxando-o como se fosse um adesivo (isso faz com que as unhas descamem bastante),
  • Usar as unhas como ferramentas,
  • Esmaltes que contém formol, tolueno ou sulfamidas.

Alimentação

Fontes de cálcio

Muitas, para não dizer na maioria das vezes, a causa de unhas descamando e quebradiças é a má alimentação. Quando tratar-se deste caso, é importante consumir alimentos que ajudam o organismo na composição e formação de ferro e cálcio. Estes alimentos podem ser: feijão que é rico em ferro e cálcio, castanha do Pará, couve, leite, gema de ovo, leite e derivados, e principalmente, consumir de água.
Outro ponto importante é que se estiver com este problema, deve-se evitar consumo de bebidas gasosas e cafeína, como por exemplo, refrigerantes e café, pois esse tipo de bebida não permite a boa absorção do cálcio.

Uso de esmaltes



Adoooooro!! Hahahaha!!! Mas, não podemos abusar, né?! Afinal, nada em excesso é bom. Li, nas minhas pesquisas que o correto é deixar a unha respirar por no mínimo um dia entre uma aplicação e outra, com frequência no máximo semanal, pois a unha precisa "respirar".
Quanto aos esmaltes, quem é daquelas que costuma ter muita alergia, deve procurar sempre dar preferência aos esmaltes hipoalergênicos (tipo esses 3 free, 5 free), e ter mais cuidado com a frequência no uso dos esmaltes cintilantes, pois eles contém mica em sua composição, o que os tornam mais alergênicos que os demais. Quanto às cores, muita gente diz que esmaltes escuros fortalecem as unhas (até eu acho), mas nada comprova isso. O problema dos esmaltes escuros é que são mais ruinzinhos de retirar, e para isso terminamos passando mais acetona/removedor que o normal algumas vezes, e isso pode deixar a lâmina ungueal amarelada. Para evitar que isso aconteça, O ideal é alternar entre as cores claras e escuras.

Cutículas




Muita gente não gosta de mantê-las. O que mais escuto é meninas dizendo "Gosto das minhas unhas bem fundas...", mas as cutículas são bastante importantes, pois elas protegem a entrada de impurezas na junção da pele com a matriz da unha, evitando erritações, inflamações, etc. O certo mesmo é tirar o excesso, ou empurrá-las, mas não removê-las (eu, particularmente, não tenho muito problema em de mantê-las).

Prevenção

Achei essa figura bem legal e resumidinha. São algumas coisinhas (que não são só de unhas) que já sabemos, mas que não custa pôr aqui pra gente lembrar sempre. Para mim, essa figura só deixou passar uma coisinha a qual eu acrescento agora: Alicate e Tesoura, vale praticamente o mesmo da pinça.



Aí, gentxi, é isso. Demorei mas vim com umas dicas legais, né?!
Own gente, mais uma vez peço um bilhão de desculpas para vocês. Se vocês tivessem idéia.., vish! Quero nem lembrar gente. Foi uó esse mês de novembro! Tava cheia de bazar pra ir, toda animada.., foi tudo por água a baixo! Aff! Mas a vida segue e acabou novembro! YES!!!!! Agora vem o Natal!!! Amo Natal!!!! Mês do nascimento de Jesus, vai ser só alegria! Precisamos de alegria, eu e marido!

Bjão pra vocês, minhas lindezas lindas! Que o dezembro de vocês brilhe e seja muito, muito, muito lindoooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Lovo vocês!! :*

Teste de Rodapé 1